A Lua Cheia na tradição védica e os asanas para praticar

A Lua cheia de 31 de Janeiro na tradição Védica

Após uma linda aula com Víctor Cruz, senti de escrever sobre o dia de hoje, 31 de Janeiro, dia de lua cheia. Na tradição védica, é um dia muito auspicioso, por ser a última lua cheia antes do “Maha Shivaratri” (grande evento hindú que acontece na 14º noite de lua nova, dia 13 de Fevereiro).

Na Tradição Védica (Hinduismo), Shiva é visto como um dos pilares da Trindade Hindu, assim como para os cristãos existe Pai, Filho e Espirito Santo, e diversas outras religiões e filosofias existem outros tipos de elementos que representem esta trindade, no hinduismo, elas são: Brahma – o Criador, Vishnu – o Preservador, e Shiva – deus da transformação profunda, deus da destruição para uma renovação, responsável pela dissolução da Criação.

Independente disso, é um grande dia para se trabalhar a austeridade. Abandonando eventuais austeridades ruins que temos, como qualquer tipo de vícios por exemplo, que desejamos abandonar, deixar o que nos distrai de viver o nosso Dharma, nos libertarmos de padrões e trazer para nossa vida, a austeridade boa (Tapas). Seja colocando em prática tudo o que foi planejado nas ultimas semanas, seja o inicio de alguma atividade nova, seja iniciando um novo sadhana, atraves do dharana (exemplo: mantrar o “Om Namah Shivaya” diariamente até o dia 13 de Fevereiro).

Shiva simboliza nosso próprio poder de transformar nossa vida e transmutar toda a sombra em Luz ; e também simboliza a conexão com nosso interior, com nosso centro. 

Levando tudo isso para nossa prática física de yoga, minha dica é que seja realizado asanas (posturas) que trabalhem o Ajña chakra  (localizado acima e entre os olhos):

  • Asanas: Garudasana (águia), Natarajasana (Dançarino), Padmasana (Lótus), Yoga Mudra em Vajrasana (explicação no final do texto);
  • Pranayama: Bhastrika (o fole) -poderosa kriya(técnica de purificação) e
  • Meditação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *