Limpar a casa, a mente e as emoções!

Ambiente bagunçado, cabeça bagunçada. É hora de faxina!

Existem fases na nossa vida, momentos em que estamos mais desleixados. Desleixados com a nossa casa,com o nosso ambiente de trabalho, com nosso corpo. Preguiçosos.

Por algum motivo, criamos artifícios em nossa mente que justifique a nossa procrastinação em promover essas organizações. Como por exemplo: Naqueles momentos em casa, onde você percebe ao passar o olhar no ambiente, que determinado lugar no comodo está sujo ou desorganizado e precisa ser limpado. Daí você arrasta o tapete ou móvel para esconder aquele aspecto feio e sujo daquele canto, imaginando que se, você receber alguma visita ela nem vai perceber sua tentativa de esconder a bagunça.

Assim somos nós emocionalmente.

Quando estamos fazendo isso em casa, de forma recorrente,pare e observe como está a sua vida em um contexto geral, observe como estão os seus sentimentos.

Provavelmente você esteja agindo da mesma maneira também com suas emoções e ações: enxergando o feio, o “sujo” e escolhendo esconde-los de baixo do tapete e disfarça-los para agradar as outras pessoas, quando deveria entender que é muito mais fácil e saudável “limpar” aquele lugar.

É necessário limpar nossos espaços para que consigamos viver com saúde dentro deles. Nos apresentando de forma clara e verdadeira, pois, chega um momento em que a sujeira não poderá mais ser escondida, nem seus sentimentos, suas emoções e as questões que precisam ser encaradas de frente. E por mais que você tente, elas aparecerão sob diversas outras formas. Em forma de uma dor, de uma crise de stress, um desconforto, uma doença onde seu corpo está pedindo pra que você olhe pra si e enxergue o que precisa ser cuidado.

Ambiente bagunçado, cabeça bagunçada.

Olhe com carinho para seus ambientes, internos e externos, com simplicidade e amor. Não terceirize ou responsabilize algo ou alguém de uma coisa que só você pode resolver.

Sua limpeza interna pode ser estimulada de inúmeras formas como por exemplo, tirar um momento para limpar e organizar sua casa, seu ambiente de estudos, de trabalho, seu guarda-roupas,uma atividade que te dá prazer, ir pra cachoeira ou pro mar, praticas de yoga, pranayamas (respirações), terapias alternativas e principalmente as praticas de meditação.

E por falar nisso, hoje deixo aqui uma dica simples de meditação:

Ao sentar para meditar, leve com você um copo de água.

Magoa quer dizer “má água” dentro do corpo e então usamos a água externa para equilibrar as águas internas em nós.

Tome esta água e inicie sua meditação. A água demora em média 30 minutos para percorrer o caminho necessário pelo seu corpo e é exatamente o tempo médio em que você estará meditando. E então, dentro deste processo, a água entra em vibração com tudo o que está vibrando dentro de você enquanto medita. Assim o que precisa ser limpado será limpado e o que deve se manter vibrando, será mantido. E se você sentir vontade de chorar, chore. A água está em toda parte, nos mares, nas nuvens, nas chuvas, nos rios, nas plantas, em nós e inclusive nas lagrimas,e por isso elas precisam correr. As lágrimas clamam por liberdade. Liberte-as.

O ser humano foi feito para fluir.

É uma especie de ritual, assim como vários rituais que fazemos na vida para modificar a mente, modificar nosso processo cognitivo. Na maioria das vezes, o que nos faz sofrer é só um processo cognitivo.

Se dê momentos de cuidado, se dê o valor que você tem verdadeiramente, baseando-se no seu olhar sobre si mesmo, aceite o que não está legal, abandone o sentimento de querer agradar os outros a sua volta. Ninguém precisa te entender mais que você mesmo.

Quando eu baseio o meu valor no que o mundo diz que eu sou, a vida fica muito difícil.

“Se quiser viver uma vida leve e saudável, você precisa descobrir como fazer seu coração fluir como a água. A água se move livremente e responde ao ambiente em que se encontra.Seu coração precisa se expandir e ir além de suas dores.” (Mestre Jonas Masetti)

Faça a limpeza.

Kétria C. Walter – Engenheira ambiental, instrutora de yoga e meditação. Reikiana. Proprietária do Espaço Multiétnico em Uberlândia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *