O Ciclo menstrual e a prática de Yoga e meditação

O Ciclo menstrual e a prática de Yoga e meditação

Devo praticar Yoga no meu período menstrual?  você já olhou pra sua prática de Yoga tendo o seu ciclo como seu guia?

Conectar sua prática de Yoga com cada fase do seu ciclo menstrual é muito especial e acolhedor. Seu feminino pede e agradecerá por isso.

Os posts que fiz no instagram sobre essa temática foram sucesso e resolvi juntar todos aqui nesta matéria para vocês.

Além disso disponibilizo aqui uma meditação para você se conectar com cada fase do seu ciclo.

FASE MENSTRUAL

Menstruei..recebi minha lua.. e agora? Continuar minha rotina normal de exercícios ou só entrar pra minha caverna e ficar quietinha? Movimentar, liberar energia estagnada ou não?

Eu te proponho achar o equilíbrio!

Nessa fase as vezes ficamos mais baixo astral e querendo que passe logo não é mesmo ? NANANÃO! pelo menos eu acho que você não deveria pensar assim, a sociedade patriarcal te fez pensar isso, que é um saco menstruar e tal.

A verdade é que nessa fase, estamos com a energia mais voltada para dentro,  é hora de mudar os assuntos .. ser menos racional, menos concentrada, menos analítica Se você conseguir ver a beleza dessa fase e pensar mais em você, vai ver o quanto é bom fazer atividades mais introspectivas e sutis, e daí sua professora pode preparar uma prática deliciosa para você.

De repente nessa fase você vai querer terminar aquele bom e velho livro que deixou de lado, vai se dar ao prazer de ver um filme emocionante e leve, vai voltar a escrever, vai observar e viajar na beleza da natureza, vai até chorar com isso..de repente tudo que você vai querer é se acolher no seu próprio colo, cuidar do seu cabelo, unha, pele..são tantas atividades gostosas, prazerosas, e sutis que você pode fazer por si e que cabem muito bem nessa fase que você nem imagina. Não deixe a sociedade te colocar sempre no modo on de ter que produzir e produzir sem parar, sempre com a sua energia voltada para fora. Você pode regar aquela semente que você queria plantar e ficou esquecida lá pra trás, você pode usar esse momento pra pensar e se planejar como quer estar daqui uns dias, fazer suas listinhas de intenções, etc.

Você pode ir se renovando em tudo e se permitir dizer não para algumas coisas e muitos sins para outras, sim! Basta olhar com + carinho pra você.

Quanto as atividades físicas. se permita caminhar em um silêncio gostoso, faça atividades que te permitam estar mais reflexivas, em estado de meditação. Coloque uma playlist que goste, dite no chão e apoie seu corpo em  muitas almofadas e vá sentindo onde e como ele quer relaxar e se soltar. Alongue – se, Yogue – se sim! Permita escutar o que pulsa no seu interior e faça nesse momento o mundo externo  se adaptar a você e não o contrário. Só se lembre que neste momento não é hora de fazer posturas invertidas, nada de por a cabeça pra baixo.Transforme sua prática em um verdadeiro ritual de autocuidado. (estou aqui pra isso lembre se).

MEDITAÇÃO:

FASE PRÉ OVULATÓRIA

É Primavera! Primavera? Sim! Primavera para você que está na sua lua crescente. Oi? não entendeu?

Quando nós mulheres estamos em nossa fase pré ovulatória, quando acabamos de menstruar e ainda não ovulamos, é como se mudássemos nossa estação interna, é como se estivéssemos acabado de sair daquele inverno introspectivo e frio, onde vários insights, ideias, e novos planos surgiram e entrássemos em uma nova estação, um pouco mais quente onde nossa energia está mais pronta para ação e movimento.

Você sabe em qual lua e estação interna você está? Bom, se estiver na lua crescente e vivendo sua primavera interna, (você mulher vive ela todo mês), é hora de uma prática de Yoga mais quente, cheia de movimentos, mais dinâmica, várias sequências (vinyasa) mais enérgicas, invertidas e por aí vai …Uma dica pra esse período do ciclo? aproveite para aprender uma série nova, pra pedir a prof uma postura nova pra treinar, conhecer uma nova meditação, e esquentar seu corpo, é hora de suar! Comunique a sua instrutora o que você quer diante de seu olhar pro seu ciclo, e nesta fase coloque vigor na prática e traga essa energia de ação pra sua vida. Você estará mais disposta e sentindo mais bem estar.

Lembre se: Se a sua intenção for poderosa a sua AÇÃO será poderosa, se sua ação for poderosa colherá resultados poderosos …

MEDITAÇÃO:

FASE OVULATÓRIA

E daí cerca de uns 14 dias após a sua menstruação você ovula, é um período em que você esta na sua Lua Cheia e você se pergunta, devo praticar Yoga na lua cheia?

No Yoga em si é comum questionarmos e readequarmos nossa prática nas diferentes luas, principalmente na cheia e na nova, mas  mais do que falar sobre a lua lá de fora eu quero falar sobre a sua lua interna, sim nós mulheres somos cíclicas e vivemos todo mês 4 fases diferentes, somos de Lua, aliás de Luas. Uma de nossas luas internas também é a lua cheia, é o momento do nosso ciclo em que ovulamos, em que ofertamos nossa luz, nosso útero esta aberto a vida e nossa menina se transforma em mulher, e nossa mulher em mãe ! Aquela que gera, que cria. Você pode praticar exercícios nessa fase ? Sim! se adaptado a você e as suas emoções e ciclo melhor ainda.

Nessa fase costumamos ter bastante energia, aproveite pra dançar,também, e praticar Yoga com músicas que goste. Também gosto de trazer movimentos bem arrendondados para a prática, desenhando a lua cheia com o quadril, isso pode te aliviar as dores de cólicas que também são comum na ovulação, aproveite para abrir ainda mais a pelve. Outra dica é vizualizar seus ovários brilhando, radiantes e cintilantes. Praticar no quintal de casa, em uma graminha e sob a luz do luar também é ótimo.

MEDITAÇÃO: 

FASE PRÉ MENSTRUAL

Ovulei, não houve a fecundação, e eis que Tudo Parece Mudar em mim … minha energia já não é mais a mesma, já não me sinto tão expansiva….

Em tempos de fim de ciclo, onde nosso corpo prepara para menstruar e os hormônios caem consideravelmente afetando o nosso humor, disposição, emoção e o físico, a prática do Yoga se faz ainda mais importante, e com asanas que se forem específicos pra essa fase será sucesso!

Você pode se sentir mais leve após esse tipo de prática, se sentir acolhida, compreender suas emoções, diminuir o nível de stress, relaxar, transmutar as bad vibes, equilibrar os hormônios e tudo isso usando seu corpo, sua respiração.

Desapegue de ter sempre o controle, da obrigação de sempre ter de estar fazendo uma mega prática mega power, que pode inclusive te esgotar. O suor da prática para o período pré menstrual é pra te fazer purificar e limpar toxinas e sentimentos e coisas que você guardou e não expressou durante a primeira metade do ciclo. É hora de uma prática pra se purificar!

Você já fez uma prática voltada especificamente para esse período ?

Você se dá um tempo de mudar aquilo que vc pratica ou quer sempre ficar fazendo a mesma coisa do mesmo jeito sabendo que vc é cíclica, que você é humana e que é Mulher ?

Reflita … ah e conte comigo, Chegou sua TPM, e é Tempo para Meditar…

MEDITAÇÃO:

Você recebeu uma breve pincelada de um assunto que tem sido um dos meus focos de estudo no Yoga, para fazer uma prática comigo é simples! me mande um e-mail que agendamos.

Namastê!

Imagens de @noharanda

 

Texto por Lídia Tostes
Instrutora de Hatha Yoga para mulheres
Instagram: guialivreser

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