Educar é Arte – Livre Ser Educação

Educar é Arte – Livre Ser Educação

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante” Paulo Freire

 Todos sabemos da importância da EDUCAÇÃO em nossas vidas, mas o quanto temos consciência da relevância da ARTE e do AUTOCONHECIMENTO, para o desenvolvimento HUMANO?

Já está comprovado por uma crescente investigação neurológica que o contato com a arte traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo, longetividade, autoconhecimento e bem – estar psicológico.

O Livre Ser Educação propõe uma educação integral, incluindo a arte e suas principais linguagens – artes visuais – dança – música – teatro –, bem como também as atividades de autoconhecimento,  para complementar o ensino básico, fundamental e superior de nossas crianças, jovens e adultos.

Na fase da formação do indivíduo, principalmente durante a adolescência, a agitação e a ansiedade são muito comuns. Pois, além do eventual estímulo externo social a mente do estudante do século XXI está sempre sendo instigada por aparatos computacionais e cibernéticos, o que pode trazer uma maior desconexão com a realidade e com as sensações que ele vive no presente.

Como reverter essa situação??

O Livre Ser Educação quer integrar as artes e o autoconhecimento com as novas tecnologias para alavancar a formação psicológica e intelectual dos jovens, os futuros responsáveis pela evolução do nosso planeta!!!

Conheça o que fizemos neste um ano desenvolvendo projetos nas escolas:

 Encontro Cultural Objetivo 2017

Uma mini virada cultural dentro da escola, com teatro, música, oficina de dança, oficina de grafiti, intervenções artísticas, exposição com material reciclável, e praça com food trucks.

 Portal do Conhecimento 2017 e 2018

 Para agregar a linda “feira de ciências” da escola, levamos arte no tecido, apresentação musical, dança de rua, um inflável com grafitagem consciente, oficina de discotecagem, palhaçaria, intervenção com mensagens da nova era, e muito mais!

Arrecadação de Ovos e chocolates para crianças carentes

Levamos para 2 Ongs de Uberlândia os doces arrecadados pelos alunos do colégio Mais Positivo. Em uma das Ongs, uma oficina de culinária foi feita, ensinando as crianças a rechear e usarem sua criatividade para “brincar” com os alimentos.

Vivência indígena

Convidamos a Tribo Huni Kuin para passar seus conhecimentos e transmitir a cultura indígena para os alunos, que adoraram a experiência.

Visita ao Museu MUNA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma visita feita com alunos do 6º ano para saber mais sobre os percursos pictóricos.

Peça Teatral – A loja de Brinquedos

Levamos mais de 400 alunos de 2 escolas, ao Teatro Municipal, para assistir a Loja de brinquedos, uma peça que retrata o bullying e  conscientiza os alunos sobre este tema tão importante.

Excursão a Peirópolis

Um passeio inesquecível para estudar e ver de perto os fósseis.

Exposição do Corpo Humano – Human Bodies (exposição internacional)

Uma experiência fantástica e única para conhecer de perto e de forma real o corpo humano.

Palestra sobre Oratória para professores

Uma palestra realizada com o Master Coach Robson Narek para estimular uma melhor oratória e comunicação dos professores da escola.

Formatura 2018

Em breve fotos e vídeos deste evento incrível! Acompanhe em tempo real pela nosso Instagram: @guialivreser

 As diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, conforme a Lei nº 13.415 de 2017, afirmam que: “As artes visuais, a dança, a música e o teatro são as linguagens que constituirão componente curricular obrigatório da educação básica.” (BNCC, 2017)

Diante dessa responsabilidade, o Livre Ser se prontifica a reunir profissionais capacitados de todas as áreas artísticas e também da área terapêutica, para levar aprendizados diversificados para os alunos de qualquer escola do Triângulo Mineiro.

“Na Educação Básica, o processo de formação deve garantir o direito do estudante de conhecer, vivenciar e produzir arte de forma inter-relacionada à diversidade humana e cultural, afim de desenvolver saberes e conhecimentos artísticos fundamentais para a participação crítica e ativa na sociedade.” (ABEM, 2016, p.6)

Incorporar a educação trazida pelas manifestações artísticas é gerar uma nova abordagem de aprendizado. Resignificando o conceito de que estudar é uma tarefa árdua também iremos transformar a forma dos alunos encararem o trabalho na futura vida adulta, e assim teremos uma sociedade que sente real prazer em trabalhar, estudar e progredir!

Transformando os comportamentos, muitas vezes, desertivos em atitudes laboriosas e produtivas!

É assim que iremos mudar o cenário atual em que se encontra o sistema trabalhista brasileiro.

O que nos espera é a glória, a abundância e a prosperidade!

“Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender!” Paulo Freire

Agradecemos especialmente as escolas Mais positivo e colégio Objetivo por confiarem em nosso trabalho.

 Texto por Carol Vaz e Lídia Tostes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *