A gestação no Outono

Gestando no Outono – Montanha por fora, cristal por dentro!

A gestação em si já nos convida a muitos desafios, no Outono então, sinto que eles são de níveis ainda mais profundos. (é o que posso dizer por mim).

Depois que estudei o xamanismo virei amante (ainda mais) das estações, ou melhor, do significado das estações, e das belezas e energia que cada uma delas nos oferece. Estamos totalmente conectados ao ciclo da natureza, basta estudar e sentir.

Daí veio minha gestação no finalzinho do verão e agora sigo a maior parte dela gestando em todo outono, sentindo na pele tudo o que pesquisei e vou escrever abaixo.

“O outono é o momento auge do nosso corpo físico, de fortalecer nossa alma e promover a cura interior”.

O OUTONO é estação que representa o elemento terra: as montanhas, rochas, o reino mineral, os cristais… e a terra em nós é representada pelo nosso corpo, o nosso templo, por isso nessa estação é um bom momento de dar ênfase especial ao fortalecimento do nosso corpo físico, e refletindo aqui, um corpo “grávido” merece e precisa de muito cuidado e atenção especial não é mesmo ? são bateladas de exames, a alimentação tem que ser super rica em muitos nutrientes, muitos compostos vitamínicos e você ainda precisa de força, força pulmonar, cardíaca, e de uma boa coluna, pra dar sustentação para o seu bebê.

Gestando ou não, este é um momento ótimo de nos inspirarmos na força e na estabilidade das montanhas e dedicarmos essa estação para dar atenção especial à saúde e aos cuidados em relação à alimentação. E agora com uma geração nova que se inicia e dependerá de você uns bons anos, se faz preciso e necessário buscar ter uma vida saudável, longa e com vitalidade.

Mas um corpo forte e saudável ainda não é tudo, é apenas o princípio para também fortalecer a nossa alma e os nossos aspectos internos, tão quanto importante nesta fase: Dentro das rochas e das montanhas, há cristais brilhantes!.

“A direção oeste (a do outono) também representa a autossuficiência, o desenvolvimento da força interior”. 

Quer alguém que precisa de mais força interior do que uma grávida ? Não conheço até hoje.. rs…

Não há fase mais intensa no mergulho das nossas próprias sombras do que esta, e não há nada que fortaleça ou estremeça mais uma relação do que passar pela fase da gestação. São muitas oscilações hormonais e ainda precisamos entender, separar e superar muitas coisas. Precisamos reconhecer nossas fraquezas, limitações e incapacidades, pedir ajuda e ainda saber como superá-las. Em suma é um momento de grande desafio! e daí também podemos aprender com um dos animais representantes e guardião desta estação: a grande e frondosa URSA.

“A grande ursa com sua raça e bravura, nos ensina a entrar na nossa caverna interior e nos harmonizar com os inimigos internos, com coragem e disposição”. Ela também nos ensina a desenvolver a autoestima, acessar nosso lado feminino de forma profunda, esse lugar de calmaria e escuridão onde nasce todo poder criativo e capacidade curativa. Ela nos ensina a cuidar da nossa higiene, do conforto do nosso lar e a arranjar e economizar recursos para o período da hibernação. Sim na gestação é importante termos nossos períodos de Hibernação, de voltar se pra dentro, diminuir a sobrecarga. escolher seus compromissos com mais sabedoria, e diminuir a energia vital. Um momento de recomposição e introspecção para assimilar e aproveitar tudo o que você sente, e preparar se pra se aquecer no inverno de muito amor maternal, e com a grande alegria e os grandes desafios que hão de chegar com a chegada do bebê em seu colo.

Eu desejo a você um lindo gestar! que você se acolha neste outono e se aqueça de amor no inverno.

Se tem e quer compartilhar sobre os desafios de sua gestação mande uma mensagem pra gente 🙂 vamos adorar saber e partilhar com vocês!

 

Texto por Lídia Tostes – mãe do da Julia, Gael, Nunu e Bento. Idealizadora do @Livre Ser

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *