Um tour pelos 7 Chakras – símbolos e aprendizados

Um tour pelos 7 Chakras – símbolos e aprendizados

Essa foi minha terceira imersão nesse estudo lindo, onde estudei e dei aulas de Yoga sobre cada chakra de nosso corpo.

Desta vez li sobre cada símbolo hindu dos chakras, senti minha energia se transformando a cada aula, meu senso de observação sendo aguçado e me senti ainda muito pequena diante de tudo que posso movimentar ao entender sobre os centros energéticos do nosso corpo.

Compartilho abaixo um pouco sobre os significados dos símbolos e o que aprendi estudando cada chakra.

Em 6 aulas você pode fazer esse tour comigo, receber um e-book de cada chakra e sentir muita coisa mudar, muitas coisas serem trabalhadas e dissolvidas em você, é forte esse estudo ! Vai por mim.. (caso te interesse posso te enviar os links das aulas, nos envie mensagem ou direct pelo Instagram)).

1) MULADHARA CHAKRA / Chakra Raiz / Chakra da base 

Esse é o desenho do MuladharaChakra ou chakra da raiz. Note que ele tem quatro pétalas, as pétalas simbolizam alguns de nossos estados mentais (vttris), note também que tem um quadrado amarelo, que simboliza o elemento terra. Cada chakra também tem uma ou mais divindades que o representam, neste caso temos lá em cima Brahma o senhor da criação com 4 cabeças e cada uma representando os 4 aspectos da consciência. Tanbem temos Shakti e o senhor Ganesha regendo este chakra . Também tem os animais dos chakras , note que temos neste o elefante branco do Sr. Indra que é um subDeus que dominou seus órgãos dos sentidos e os da ação. O elefante também é um símbolo de força física como também de humildade. Além disso cada chakra tem seu planeta, seu mantra, seu sentido, seu órgão de ação e por aí vai. Tudo tem um porque, tudo tem um pra que e uma leitura, e com um estudo profundo você entende, assimila e admira cada símbolo.

Note também que ele tem outras cores, como  o amarelo, e isso tbm tem seu significado.

Os chakras fazem parte da essência sagrada do Yoga, estão presentes em nosso corpo energético e são centros de energia de transformação.

O que aprender com os CHAKRAS? Muladhara chakra: a energia que se encontra em você e está associada às suas bases, a sua sobrevivência.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

A Soltar – desapegar – me sentir segura – aceitar quem  eu sou – aceitar a inpermanecia da vida, aceitar que estou onde devo estar – honrar minhas raizes e esse solo fértil que tudo me oferece.

Muitas vezes ficamos prezos as situações materiais sempre achando que falta algo, sempre com medo de perder as coisas , sempre correndo em busca de alguma coisa externa. Nesse correr de um lado pra outro, perdemos o equilíbrio, ficamos raivosos e insatisfeitos. A nossa maior riqueza é poder respirar, é poder viver, é ter um corpo saudável e forte, um corpo e uma mente que se torna potente e sábia conforme o tempo passa e que sabe a hora de aquietar e a hora de agir, de agir com firmeza! Sou  grata a toda a nutrição, amor, energia e força que a terra me oferece. Honro essa força em mim

2) CHAKRA SVADHISTHANA / Chakra sexual

Esse é um desenho do Chakra Svadhistana ( ou chakra sexual ). Note e observe comigo:

6 pétalas de coloração vermelho alaranjada, que representam: afeto/ desconfiança / desdém / ilusão / destrutividade/ impiedade ( aspectos mentais que podemos trabalhar nesse chakra). Perceba a lua crescente no círculo, o círculo representa o elemento água, pertencente à este chakra e a lua as flutuações emocionais e a psique que são ligadas às fases da lua. O crocodilo representa o vigor sexual e a sensualidade. A divindade desse chakra é Vishnu o senhor da preservação, da permanência, do equilíbrio.

Temos também a Shakti Rakini de duas cabeças nesse chakra. As cabeças representam o eu e o outro, o mundo exterior e o interior. Ela se torna amedrontadora para aqueles que são escravo dos seus desejos e ela traz inspiração da arte e da música.

Meditações conduzidas no elemento água limpam a passagem de energia por ele. Pranayamas com a narina esquerda movimentam o prana fortemente nessa região . Uddyana bandha também é recomendado.

O que aprender com os CHAKRAS? Svadhisthana chakra – a energia que está localizada em você sob o seu ventre, abaixo do umbigo, em cima dos seus órgãos reprodutores e está associada a força de criação.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

Aprendendo que a criação / criatividade e fertilidade estão bem interligadas. Criar ideias, projetos, dar vida ao que acreditamos, é tão importante quanto formar uma família e ter filhos.. tudo vem da mesma força de criar.

Fortes emoções estão paradas ou em ebulição no nosso ventre, gerando irregularidades nessa região ou movimentando muita força de criação.

Dance ! Respire ! Movimente – se !

Aprenda a honrar seus ciclos, regular seus próprios hormônios, trate suas feridas emocionais que estão nas águas paradas dessa região. Estou aprendendo a respeitar e observar as minhas emoções que hora expandem e hora se contraem. E tudo bem … Aprendo aqui nesse chakra a liberar, desapegar, não guardar mágoas e a importância do perdoar. Assim então posso me expressar, dançar livremente e usar de qualquer habilidade artística para trazer alegria, cura, e dar movimento as minhas paixões.

Aprendo que sou merecedora de prazer e bem estar, sou abundante me reconhecendo exatamente como sou.

3) CHAKRA MANIPURA / Chakra do Plexo Solar / Chakra umbilical 

Notem 10 pétalas azuis, o azul aí representa o elemento fogo a chama azul é a parte mais luminosa do fogo. A 10 pétalas, os vrittis: ignorância espiritual / sede / ciúme / traição / vergonha / medo / desgosto / ilusão / insensatez / tristeza. Também retratam os 10 pranas.

O sol é o regente desse signo por isso a cor amarela, o sol é a fonte de vida no sistema solar e o umbigo é o sol do nosso corpo, onde esse chakra está, a fonte de energia e vida no corpo.

Temos o Carneiro também nesse chakra, o veículo do Deus do fogo, Agni, ele é forte fisicamente e resistente na luta, determinado e corajoso, virtudes desse chakra.

A divindade é Rudra, a forma irada de Shiva. Ele está sentado sob uma pele de tigre que representa a mente. Meditar nele cantando o mantra RAM afasta o medo e diminui a raiva.

O triângulo invertido é o símbolo do fogo e virado pra baixo sugere uma energia descendente.

Temos também a Lakini Devi, uma outra forma da Kundalini Shakti, como porteira do chakra, uma forma compassiva de Kali. As 3 cabeças representam a mente, o intelecto e o eu.

O que aprender com os CHAKRAS? Manipura  Chakra- o centro energético que está localizado em você na região do seu umbigo, associado a sua força de vontade, as suas ações. É a sede da nossa personalidade.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

Eu sou o meu próprio sol! Estudar esse chakra me fez refletir sobre a lei da ação e reação e sobre o meu Dharma (propósito de vida e da minha alma), se esse chakra rege a vontade e estará bem equilibrado quando faço o que amo, estará energizado e funcionando bem se acordo feliz e trabalho pelo que amo, se faço o que faço com propósito. O fogo, elemento que rege esse chakra, é aquele que purifica e transforma os alimentos e emoções em energia e movimento mas ele pode também nos queimar, então cuidado com a raiva, até mesmo a não expressada. Problemas digestivos são tão comuns, problemas intestinais tbm, será que estamos mesmo exercendo e fazendo o que amamos ou apenas estamos no piloto automático ?

Qual o seu poder interior, o que você faz que faz bem, não estamos falando de profissão, e sim de sua potência. E que tal combinar bons alimentos ricos em prana  nesse chakra ? E que tal vestir mais a cor da alegria, usar um óleo de laranja, vitamína c, sol … Sou apaixonada por esse chakra … é tão gracioso quando ele funciona bem e ele funcionar bem não é estar a mil o tempo todo.. é ter energia pra agir mesmo que passo a passo, no seu compasso.

Celebre pequenas vitórias, esteja satisfeito com o que faz, reconheça o seu valor, lembre-se do ser Luminoso, magnífico e poderoso que você é, …então inspire saúde e vida longa.

4) ANAHATA CHAKRA / Chakra cardíaco/ Chakra do coração 

Reparem no centro do desenho uma estrela de 5 pontas: 2 triangulos sobrepostos. Ela Representa o elemento ar que se move pelas 4 direções. O ar é a força vital, ele ajuda nas funções do pulmão e do coração. O triângulo da estrela com a ponta pra cima representa Shiva, o princípio masculino, o outro triângulo com ponta pra baixo, shakti o princípio feminino. A estrela também representa o equilíbrio que é quando esses dois princípios se unem em harmonia. Também representa o equilíbrio entre os 3 chakras de cima e os 3 abaixo.

Shiva aparece e nessa condição ele é Omkara, a combinação das 3 qualidades (gunas) representadas pelo som AUM ou OM. Ele está com um tridente na mão, também simbólico dos 3 gunas ( equanimidade / mobilidade/ inércia) e na outra mão o tambor o qual ele mantém o ritmo da batida do coração.

Neste chakra Shiva é Ishana Shiva( pacífico e benevolente) ele perde o aspecto raivoso do terceiro chakra (Rudra Shiva) e se torna juvenil. As cobras enroladas no corpo são as paixões que ele domou.

Podemos ver Kakini, a shakti de 4 cabeças, ela é autogeradora e autoemanante. Meditar nela na cor rosa traz profunda concentração. Ela ajuda a dirigir o movimento ascendente da energia. Nas suas mãos elementos carrega que trazem grande simbologia de proteção/ equilíbrio e remoção de obstáculos. Ela é poderosa, traz grandes poderes e é a criadora da poesia, da música devocional, e da arte visionária.

A Kundalini Shakti aparece pela primeira vez como uma linda deusa nesse chakra. Sentada em lótus dentro do triângulo. Ela é centrada e serena. Não representa mais uma força serpentina, ela aparece como uma jovem luminosa, encantadora, divina, é a personificação da devoção espiritual abnegada. As unidades do som surgem a pártir dela e se dissolvem nela, é a corporificação do conhecimento espiritual mais elevado.

O animal portador desse chakra é o antílope, animal inquieto que salta com alegria e é atraído por reflexos e miragens. Gracioso e meigo com olhos que transmitem pureza e inocência.

O que aprender com os CHAKRAS? Anahata chakra,  seu centro energético de amor e paz, localizado no centro do seu peito, na região do coração, conectado a glândula Timo.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

Perdoe, tenha seu tempo de luto a cada perda e reerga – se! Cuide se, cuide de sua emoções, jogue luz nos cantos obscuros do seu coração e então deixe seu coração pulsar no amor maior, abandone culpas e críticas, e seja o amor. O amor infinito, o amor de Deus.. esse amor está aí e você pode sentir ele a cada vez que conecta com as  batidas do seu coração… “Respire ” a vida, busque harmonia e paz, seu coração é a sua morada do amor e da paz, escute – o , respire, aserene se, escute – o. Este centro tem grande poder de captação de prana, energia vital , através da respiração você o aserena, …Escute as batidas… vibre amor , exale dexando que  os medos e as angústias vão embora… Experimente o amor puro, aquele sem expectativas, sem julgamentos. Seja gentil com você, o amor gentil gera contentamento.

Busque equilíbrio interior, ele  é essencial para termos equilíbrio e harmonia em nossos relacionamentos. Compaixão consigo e com os outros promoverá esse equilíbrio e a cura necessária. Experimente o mundo como uma unidade. Nosso coração pede isso.

Abrace alguém que esteja sofrendo, conforte e auxilie. Quando o chakra cardíaco está aberto e equilibrado a nossa presença irradia amor e alegria. O amor pleno, do chakra cardíaco, é a fonte da cura.

5) VISHUDDHA CHAKRA / Chakra da garganta / Chakra laríngeo 

Notem uma meia lua branca, ela é um símbolos que simboliza o nada ( o puro som cósmico ) e também representa a energia psíquica, a clarividência, a telepatia, a comunicação sem palavras.

Também indica o resfriamento que é feito na garganta para que os líquidos e alimentos ocorram em uma temperatura conveniente ao corpo.

Temos neste chakra 16 pétalas que além de representar os vrittis, estão relacionados a frequências musicais e sons vibratórios divinos pertencentes as deidades.

Neste chakra finda o aumento das pétalas. .

O animal portador do chakra é o elefante (gaja), o senhor dos animais herbívoros, que por ser o mais antigo dos sobreviventes da terra traz todo o conhecimento consigo, da terra, das ervas e das plantas. A tromba representa o puro som, o som nasal que vem da tromba é o mesmo da vibração dos mantras, sons que provocam ascensão da energia, que portam sabedoria e o conhecimento que trazem libertação do ciclo de nascimento e morte.

Shiva aparece com 5 cabeças (Panchavaktra Shiva), elas representam os 5 elementos. Ele é visto como grande professor e guru neste chakra, nele todos os elementos se dissolvem em um só, a meditação nessa figura purifica os karmas.

A Shakini é a porteira desse chakra, a doadora do conhecimento mais elevado e a corporificacao da pureza, ela também aparece com 5 cabeças, que indicam os 5 sentidos conectados com os 5 chakras e os 5 elementos.

O que aprender com os CHAKRAS? Vishuddha chakra ou chakra laríngeo, situado na garganga, sede do som em nosso corpo, centro de purificação, do conhecimento e expressão do nosso ser, ligado as glândulas tireoide e para tireoide.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

Simplesmente estou chocada com a importância e o poder desse chakra, que me fez entrar no verdadeiro Akasha, no vazio, no silêncio, e no silêncio refletir sobre minhas falas, no meu comunicar e o “barulho” que faço, sobre o que, como e o porque de tudo que falo, da relevância ou irrelevância do meu falar, …como é importante purificar minhas palavras, escutar e cantar melodias doces e de sagradas vibrações.

Estou sentindo muito após a prática como as respirações, mudras e a concentração nesse chakra traz grandes efeitos, como esse chakra abre portais e pode nos fazer crescer espiritualmente.

“A voz da pessoa desse chakra penetra o coração do ouvinte mudando o estado de ser da pessoa. Não diz respeito a falar muito ou pouco e sim na qualidade e amorosidades das palavras ditas. “- Essas foram as palavras que eu disse enquanto eu dava aula deste chakras que mais me marcaram depois, além dos alunos me enviando mensagens de quanto foi forte (energéticamente) a aula.

6) AJNA CHAKRA/ Chakra frontal / Chakra do terceiro olho

Ajna chakra – o sexto chakra. Símbolo lindo, delicado, atraente … Uma Lótus de 2 pétalas que é o o pedúnculo da

Glândula pituitária. Representa os dois lados do cérebro, a polaridade feminina e masculina, Shiva e shakti, sol e lua. O linga no centro representa o controle dos desejos, da mente sútil .

Notem no centro a divindade Shiva- Shakti (Ardhanarishvara), o lado direito masculino e o lado esquerdo feminino. Shiva em uma das mãos ele segura o tridente que representa os 3 aspectos da consciência ( cognição/ conação e volição) e na outra mão ele concede o destemor. Shakti segura uma lótus, símbolo de pureza, conhecimento e beleza e na outra uma vara usada para controlar um elefante. Unidos eles simbolizam a dualidade que deixou de existir e que tem completo domínio sobre todos os aspectos de si mesmo.

Temos também a Deusa Hakini que agora tem 6 cabeças que expressam a iluminação, o controle do pensamento, a atenção não dividida, a perfeita concentração, a meditação desobstruída, a concentração super consciente. A cor rosa pálida de sua pele indica a Kundalini plenamente desperta.

O que aprender com os CHAKRAS?

O Ajna chakra ou chakra frontal, fica situado entre as sobrancelhas, é o olho da sabedoria e o local da consciência, ligado a glândula pituitária.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

Os nossos olhos físicos enxergam o passado e o presente, o nosso terceiro é o que revela o futuro . Todas as nossas experiências e ideias servem apenas para esclarecer as percepções obtidas nesse centro.  Somos tão poderosos que temos em nós o O olho que tudo vê ! O poder da intuição e da clarividência. Para ativa lo ? Meditar, cantar o som divino OM, e principalmente saber observar e separar os pensamentos  e ter controle da sua respiração, assim nos tornamos concentrados e somos capaz de obter tudo que desejamos. Quando ativamos esse centro, além de tomarmos decisões com mais clareza, entramos em maior sintonia com nossa alma e podemos ter a visão do mundo espiritual, uma fonte de iluminação e consciência maior. Uma dica ? Concentre as posturas e as meditações que vc pratica nesse chakra.

7) SAHASHARA CHAKRA / Chakra da cabeça / Chakra coronário 

Sahashara Chakra – o sétimo chakra. O chakra com MIL pétalas.

O seu formato (Yantra) é um círculo com uma lua cheia. E em alguns livros não existe mais Yantra para este chakra. Acima da esfera existe uma sombrinha de mil pétalas de lótus nas cores do arco íris. A divindade é o guru inteiror.

Aqui o prana atinge o ponto máximo. A mente estabelece a si mesma no puro vazio. Não existe nada mais a ser conhecido. O Yogin atingiu o estado mais elevado da consciência.Não há mais a necessidade de animal, divindade, nem elemento, tudo já transcendeu.A sua cor é branca luminescente ou violeta com dourado.

O que aprender com os CHAKRAS?

Sahashara chakra ou chakra da coroa, situado no topo da cabeça, ligado a glândula pineal, é o chakra da espiritualidade, é por este portal que encontramos a compreensão do Universo e conseguimos identificar o meio de evolução do nosso espírito.

O que estou aprendendo ao reconhecer e estudar essa energia em mim?

Tenho emoções, desejos, sensações e muitos pensamentos, mas o que sou mesmo é uma partícula de Deus, sou luz divina, sou corpo físico mas sou um universo de amor.

Quando e se um dia eu dissolver a ilusão do eu, me fundirei com a minha alma iluminada.Desenvolver a fé, orar e meditar me farão ser uno junto ao universo.Somos muito mais do que nossa presença física e nossa aura, nosso verdadeiro “eu” transcende muitos outros mundos e faz parte de uma vontade Universal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *