Seminário gratuito de Antroposofia

A Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional de Minas Gerais e o segmento de profissionais da cidade de Uberlândia ligados às áreas de Antroposofia e de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e demais especialidades envolvidas na necessidade de aprimoramento, organização e implantação de abordagens inovadoras com  equipes multidisciplinares e integradas no manuseio das dificuldades escolares do município, irão realizar o I Simpósio de Medicina Antroposófica,  com visão e abordagem nas dificuldades escolares. 

Os serviços de saúde e as escolas municipais lidam na atualidade com crianças com dificuldades escolares que necessitam de abordagens multidisciplinares para diagnóstico e manuseio das mesmas. O projeto propõe demonstrar para os profissionais e comunidade, abordagens e manejo das dificuldades escolares e condutas preventivas que promovem o desenvolvimento saudável físico, vital, cognitivo, emocional, social da criança. 

O OBJETIVO DO SEMINÁRIO?

-> PROMOVER o desenvolvimento saudável na infância.

-> APRESENTAR as abordagens da Medicina Antroposófica e Escolar diante as dificuldades escolares.

-> DISCUTIR a integração e o papel das várias disciplinas importantes para o manejo integral das crianças com dificuldades escolares.

No Seminário também será apresentado o Primeiro Curso Básico de Medicina Antroposófica da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Minas Gerais em Uberlândia.

O evento acontecerá na cidade de Uberlândia e reunirá profissionais que trabalham com saúde e educação da infância: Professores, educadores, psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, psicomotricistas, pedagogos, fisioterapeutas, neurologistas, pediatras, fisioterapeutas, educadores físicos, estudantes da área da saúde e educação que atuam na cidade.

Local: Universidade Federal de Uberlândia – Campus Santa Mônica (Bloco 3Q, próximo ao centro de convivência em frente ao Banco do Brasil)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

8:30 – Recepção

9:00 – Palestra: Medicina Antroposófica, visão e abordagem nas dificuldades escolares com Dra. Cínzia Dinis Antonini.

10:30– Coffe Break

11:00 – Mesa Redonda – Experiência de instituições e serviços que trabalham crianças com dificuldades escolares no município de Uberlândia.

Moderadoras:

– Dra. Cínzia Dinis Antonini e Dra, Tania Helena Alvares

Componentes da Mesa:

– Dra. Naira Cristina Marques Borges – Coordenadora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde

– Professor doutor Fernando Aleixo, do Instituto de Artes da UFU

– Professora doutora Mariene Perobelli, do Instituto de Artes da UFU

– Sílvia Vieira fonoaudióloga do CER e nas PICS da Rede Municipal de Saúde atua nas oficinas de – desenvolvimento da primeira infância.

– Isabela Tannus Grama – Psicóloga da Rede Municipal de Saúde atuação nas oficinas de desenvolvimento infantil CRPICS.

– Dra. Margot Paula Bortoluzzi Pacheco, pediatra da Rede Municipal de Saúde.

– Dra. Nívea de Macedo Oliveira Morales, neuropediatra do Hospital das Clínicas da UFU

– Dr. Claudio Otoni , psiquiatra do CER da Rede Municipal de Saúde

– Mônica Galvão Lopes, pedagoga com especialização em educação infantil, diretora pedagógica do Babynap Escola de Educação Infantil

– Marina Maciel Borges orientadora educacional no Colégio Mais Positivo .

13:00 -14:00 – Intervalo de Almoço. Participantes do evento tem desconto promocional no restaurante vegetariano Ganesha, próximo a UFU. Será entregue voucher no dia

14:00  Apresentação do I Curso Básico de Medicina Antroposófica pela ABMA Regional Belo Horizonte em Uberlândia com  com Dra. Cínzia Dinis Antonini.

15:30 – Coffee Break

16:00 – Implantação da Medicina Antroposófica no SUS no estado de Minas Gerais e a experiência de Uberlândia com Dra. Cínzia Dinis Antonini e Dra. Tânia Helena Alvares

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE OS CONVIDADOS DESTE EVENTO:

Dra. Cínzia Dinis Antonini – Médica de Família e Pedistria ampliada pela Antroposofia, Médica Escolar do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais. Presidente da Associação Brasileira de Medicina Antroposófica Regional Minas Gerais.

Naira Cristina Marques Borges – Graduação em Medicina na UFU, Residência em pediatria na UFU, Residência em Medicina do Adolescente na  UnB, pós graduação em Gestão Publica em Saúde na UFU e coordenadora da Rede de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente na Secretaria Municipal de saúde.

Dr Claudio Otoni – Psiquiatra Do Centro de Reabilitação da Prefeitura.

Margot Paula Bortolini Pacheco – Pediatra da Rede Municipal (UAIPampulha/UAI Planalto) ha 22 anos, e ha 5 anos Pediatra de Apoio ao Amb Neurologia Infantil UFU / SEDA.

Isabela Tannus Grama – Psicóloga clínica , há 22 anos na rede pública municipal. Especialista em Psicossomática pelo Instituto Sedes Sapientae e em Esquizoanalise pela Fundação Gregorio Baremblitt.

Monica Galvao Lopes – pedagoga, especializações em educação Infantil e psicopedagogia. Diretora pedagógica da escola BabyNap.

Larissa Maciel Gonçalves Silva -Professora da rede municipal e docente do curso de Pedagogia da Uniube, pedagoga, mestre em Educação Especial, orientadora pedagógica da Educação Especial na rede municipal.

Fernando Aleixo – professor doutor do Instituto de Artes UFU, com pesquisa sobre corpo e oralidade na interface da arte e da educação.

Mariene Perobelli – professora doutora do Instituto de Artes UFU, com pesquisa nas áreas de artes cênicas, educação e infância.

Sílvia Vieira fonoaudióloga – especialista em Educação Especial e Motricidade Orofacial. Técnica do Conceito Bobath. Atua no CER e PICS da PMU. Técnica do Conceito Neuroevolutivo Bobath.

Marina Maciel Borges desenvolve  no Colégio Mais Positivo o projeto de orientação educacional com  jovens entre 13 e 17 anos. O trabalho tem como base a escuta ativa para que sejam criados ambientes favoráveis ao desenvolvimento humano e escolar  através da autonomia e da autoresponsabilidade. Tem formação em Desenvolvimento de Facilitadores pelo  Programa Germinar/Conviver  e concluirá neste ano a formação em  Administração de empresas pela Faculdade Federal de Uberlândia.

Idealizadora do projeto: 

Dra Tânia Helena Alvares

Mestre em Medicina, Nefrologia, Transplante Renal pela FMUSP. Formação em Medicina Antroposófica pela ABMA.

Mestre em Reiki, Terapia Floral, Magnified Healing, Light Healing.

Formação em Neoxamanismo.

Especialização em Liderança Executiva no Desenvolvimento da

Primeira Infância pelo Instituto Insper ,Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard e Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Cursos na área de Educação Infantil  pela abordagem Pikler.

Médica Antroposófica do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares da Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.


PARA SE INSCREVER BASTA PREENCHER A FICHA DE INSCRIÇÃO ONLINE–> https://forms.gle/baKfFbZf5uecWMt29

Um pensamento “Seminário gratuito de Antroposofia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *